BRDE lança Programa de Produção e Consumo Sustentáveis

Em ato no Piratini, são firmados contratos de financiamento com empresas da área de energias limpas e renováveis, um dos cinco eixos do novo programa.

A diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis do MMA, Raquel Breda, participou, dia 25/11, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do lançamento das linhas gerais de um novo programa voltado a empreendimentos com características socioambientais, o BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis. No ato de lançamento, no Palácio Piratini, que contou com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o banco firmou contratos e protocolos de crédito com empresas responsáveis por empreendimentos em energias renováveis – eólica, aproveitamento de biomassa e PCHs, no valor de R$ 455 milhões. O montante total a ser investido pelos empreendedores nesses projetos apoiados pelo BRDE no Rio Grande do Sul é da ordem de R$ 2,240 bilhões.

O BRDE PCS foi criado para incentivar a adoção de conceitos e práticas de desenvolvimento sustentável – econômico, ambiental e social. As linhas de crédito com ênfase na produção e no consumo sustentáveis oferecem condições especiais às empresas, tais como prazos maiores de financiamento e redução de tarifas de cadastro, análise e fiscalização.

Trata-se do lançamento de um importante programa que visa contribuir com a incorporação da sustentabilidade em atividades produtivas na região sul do País” disse Raquel Breda. O BRDE PCS foi inspirado no Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), desenvolvido no âmbito do MMA, cujo segundo ciclo de quatro anos terá início em 2016, e configura-se como a primeira e emblemática ação que comporá as atividades da agenda de finanças sustentáveis que tem como objetivo promover, junto as instituições financeiras nacional, a integração de critérios sociais, ambientais, além dos econômicos, em suas atividades, produtos e serviços.

O novo programa, que beneficiará projetos nas áreas do agronegócio, indústria, comércio e serviços, estrutura-se em cinco subprogramas integrados: Energias Limpas e Renováveis; Uso Racional e Eficiente da Água; Gestão de Resíduos e Reciclagem Agronegócio Sustentável e Cidades Sustentáveis.

Fonte: Ascom/MMA

[Galeria:67]