Cidades gaúchas atingidas por enchentes vão receber orientação do governo

Os prefeitos das cidades atingidas pelas cheias, no Rio Grande do Sul, vão se encontrar com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na próxima quarta-feira (6), em Uruguaiana (RS). As chuvas que começaram na segunda quinzena de dezembro atingiram, segundo boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/RS), 43 municípios e 2.841 famílias.

Os municípios serão orientados sobre os procedimentos necessários para obter apoio do governo federal, incluindo a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o acesso aos recursos federais e o remanejamento de famílias para unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida.

A assessoria do ministério informou que será discutida a limpeza dos locais atingidos e a recuperação de estradas, bueiros e pontes. A reunião, que será técnica, e vai se estender até que todos os esclarecimentos tenham sido feitos. O secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Adriano Pereira, técnicos do ministério e representantes da Caixa Econômica Federal participam do encontro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil (RS), muitas famílias já estão retornando para as suas casas. Dados da Cedec/RS registram que 1.370 famílias estão desalojadas e 152, desabrigadas. O Ministério da Integração afirmou em nota, que enviou ao local 4 mil kits dormitórios, 3,2 mil kits de limpeza e 3,2 mil kits de higiene pessoal.

Donativos para os atingidos podem ser encaminhados para a Central de Doações da Defesa Civil do RS, em Porto Alegre, junto ao Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Avenida Borges de Medeiros, 1501. Informações pelo telefone 51 3288-6781.

Fonte: Agência Brasil

[Galeria:108]