Prefeito firma compromisso sobre o clima em Porto Alegre durante Fórum

No último dia do Fórum Social Mundial, edição comemorativa de 15 anos do evento em Porto Alegre, a prefeitura firmou compromisso para combate às mudanças climáticas na cidade. O prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo assinaram o documento neste sábado (23).

Dados do clima na capital gaúcha foram divulgados durante o painel Mudanças Climáticas e Resiliência. Participaram o secretário de Governança Local, Cezar Busatto, o secretário de Meio Ambiente, Mauro Moura, o coordenador de resiliência de Medellín, Santiago Uribe, e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A assinatura ocorreu após a apresentação do Primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Porto Alegre, documento elaborado pelo Iclei, rede mundial de governos locais dedicada ao desenvolvimento sustentável. O estudo mostrou que quase 70% das emissões da capital foram de responsabilidade do setor de transportes, seguidas do setor de resíduos.

Entre os compromissos assinados pelo prefeito estão o fortalecimento do já existente Comitê de Sustentabilidade, incluindo em suas atribuições a de criar a primeira Política de Mudanças Climáticas e Eficiência Energética do Município, que deve ser lançada até junho de 2016.

Além disso, a prefeitura se comprometeu em definir metas para os anos de 2022 e 2050 para a redução das emissões de gases de efeito estufa e também adaptar, até 2050, 100% dos prédios municipais para geração ou consumo de energia limpa e renovável.

“É urgente e de extrema importância que cada um assuma o seu papel nesse processo. Aqui em Porto Alegre temos dois exemplos de ações concretas que visam criar uma cidade limpa, preocupada com a preservação. Inauguramos o PISA – Projeto Integrado Socioambiental, que nos permite ampliar de 27% para 80% o tratamento de esgotos, e levamos a coleta seletiva de lixo à 100% das ruas da capital. Mas não basta o poder público fazer a sua parte se os cidadãos não se conscientizarem”, declarou Fortunati.

Mudanças climáticas – O debate do Fórum, que antecedeu a assinatura, destacou o impacto das mudanças climáticas nas cidades, especialmente nas áreas mais carentes, que são as primeiras a sentir o impacto.

O coordenador de resiliência de Medellín, Santiago Uribe, ressaltou a necessidade de união para o enfrentamento dos impactos gerados pelas mudanças climáticas, que afetam inicialmente as populações das regiões mais pobres. “Se queremos viver, se queremos que as mudanças climáticas não nos afetem, teremos que fazer transformações”, afirmou.

Preparação para o Fórum no Canadá – A edição comemorativa de 15 anos do evento, que aconteceu em Porto Alegre pela primeira vez em 2001, começou no dia 19 de janeiro e termina neste sábado (23). O objetivo é realizar um balanço destes 15 anos e fortalecer o Fórum Social Mundial.

As atividades da capital gaúcha serviram como etapa preparatória. O acúmulo das discussões e as sugestões serão enviadas ao Conselho Internacional e ao FSM2016, que será realizado em agosto no Canadá.

[Galeria:147]