Porto Alegre/RS recebe cursos de etiquetagem

Os interessados na etiquetagem de eficiência energética em edificações terão acesso a capacitações promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os interessados na etiquetagem de eficiência energética em edificações terão acesso a capacitações promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A próxima cidade a receber os treinamentos será Porto Alegre. Os profissionais da área poderão participar de oficina, no dia 7 de fevereiro, e de um curso, entre 8 e 9 de fevereiro.

As inscrições para os treinamentos que ocorrerão em Porto Alegre já estão abertas. Na oficina, haverá demonstrações de etiquetas de envoltória e dos sistemas de iluminação e de condicionamento de ar. Também haverá análises do impacto ambiental, da redução do consumo e das emissões dos gases de efeito estufa. A oficina abordará, ainda, os impactos no processo licitatório de projetos e obras para edifícios públicos diante da obrigatoriedade da etiquetagem.

Já o curso terá 16 horas presenciais e 4 horas na modalidade a distância. Haverá contextualização da etiquetagem e eficiência energética, legislação e impactos da etiquetagem nos processos licitatórios de projetos e obras, além da apresentação das etiquetas da envoltória, do sistema de iluminação, do sistema de condicionamento de ar e da etiqueta geral. Os participantes estudarão, ainda, a análise de custo e benefício.

Saiba mais – Coordenado pelo MMA, o Projeto 3E tem o objetivo de contribuir com a economia de até 4 milhões de MWh de eletricidade nos próximos 20 anos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq).

A Etiqueta PBE Edifica foi desenvolvida pelo Inmetro em parceria com a Eletrobras/PROCEL Edifica. As etiquetas podem ser obtidas para edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais. A etiqueta atesta que o prédio atende aos requisitos de desempenho e, em alguns casos, de segurança estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

Fonte: MMA

[Galeria:543]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima