Pró-Sinos prepara atividades para marcar Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 05 de junho, terá uma programação especial organizada pelo Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

Entre as ações programadas pelo órgão está a Divulgação da Marca do Pró-Sinos Project. “Todos os projetos que forem financiados ou apoiados pelo Consórcio receberão o selo da marca Pró-Sinos de Preservação e Sustentabilidade Ambiental. Da mesma maneira, projetos que o Consórcio entender que possuem o viés ambiental e a preservação da bacia receberão a certificação do Consórcio que consistirá, além da divulgação da marca do Consórcio em um monitoramento das ações ambientais, com apoio por parte da entidade”, explica o diretor Técnico, Demétrius Gonzalez.

Os selos serão numerados e cadastrados a fim de identificar cada projeto de cunho preservacionista. Às 11h, a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC), de propriedade do Consórcio, em São Leopoldo, receberá o selo do Consórcio.  Também fará parte das comemorações o Projeto de Compensação Vegetal, com o plantio de mudas de árvores nativas na Bacia Hidrográfica, em locais definidos pelos municípios, de modo a mitigar e recuperar a mata ciliar do Rio dos Sinos. “Além disso, serão plantadas mudas em projetos que o Consórcio apoia ou financia, conforme definição junto às prefeituras consorciadas e os interlocutores ambientais. A muda símbolo desse projeto será plantada na área da Usina de RCC em São Leopoldo”, diz Gonzalez. O evento está agendado para as 11h30 desta terça, na Usina.

“Outra ação que iremos nos somar é a participação com nossos técnicos nas Semanas Municipais de Meio Ambiente das Prefeituras Consorciadas, conforme convites das secretarias municipais e câmaras de vereadores”, define o diretor.

PROJETO COLETA SELETIVA

A partir da parceria com a Prefeitura de Sapiranga, amanhã será o lançamento do Projeto na cidade, às 16h30, no gabinete da prefeita Corinha Molling. A ação consiste na implantação de totens informativos itinerantes para a colocação nas escolas e em eventos de mobilização social para divulgação da coleta seletiva já existente no município.