Ouvidoria Pró-Sinos recebe 726 demandas no trimestre

A Ouvidoria do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia do Rio dos Sinos recebeu 726 demandas no trimestre. “Nos dois primeiros meses (junho e julho), Canoas e Sapucaia do Sul foram os municípios que mais demandaram nossos serviços”, destaca a ouvidora do Pró-Sinos, a bióloga Patrícia Witt. Em agosto, no total, foram 211 demandas, sendo as mais frequentes solicitação de informações envolvendo tarifação e falta de abastecimento de água nos municípios regulados.
Tendo como principal objetivo a mediação de conflitos entre usuários e poder concedente, a Ouvidoria é o canal onde o usuário pode demonstrar sua insatisfação ou elogios em relação aos serviços prestados. “Nossa preocupação é com relação à qualificação dos serviços prestados ao cidadão. Toda vez que alguém apresenta uma reclamação está, na verdade, oportunizando que a empresa possa melhorar o serviço prestado à comunidade”, reforça o presidente do Pró-Sinos, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

FUNCIONAMENTO
A ouvidoria do Pró- Sinos recebe manifestações após o usuário ter recorrido à concessionária e não ter tido sucesso em sua solicitação. “Pelo telefone 3592 8007, recebemos e registramos a demanda e solicitamos a documentação necessária, que pode ser entregue de forma presencial ou por envio de e-mail da Ouvidoria (gestao.ouvidoria@prosinos.rs.gov.br) ou diretamente na sede do Pró-Sinos, à Rua Dietrich Hilbk, 80 – Bairro Morro do Espelho, São Leopoldo”, lembra Patrícia.
Após o registro, é realizado o Procedimento de Ouvidoria com a abertura de processo administrativo e envio à concessionário para providências. As empresas precisam respeitar as normas legais criadas pela regulação para os procedimentos de mediação de conflitos de Ouvidoria, onde dividem-se em demandas gerais que consistem em reclamações e informações diversas sobre saneamento, bem como denúncias e Recursos de Infração de multas  imputadas pelas concessionárias.