Grupo de trabalho analisa alternativas para saneamento em Campo Bom

Na tarde de ontem, o Consórcio Pró-Sinos realizou a primeira reunião de trabalho para organização do esgotamento sanitário em Campo Bom, a partir da alternativa intermediária de implantação e limpeza de fossas, filtros e sumidouros na cidade. “A partir da proposição de um Termo de Cooperação a ser assinado com o Ministério Público Estadual, o GT de Saneamento está pautando os deveres de cada um dos entes envolvidos e a melhor forma para a população e o meio ambiente serem beneficiados com a disposição do esgotamento sanitário”, destaca o diretor Técnico Demétrius Gonzalez.

O Grupo Técnico de Saneamento de Campo Bom conta com as participações dos diretores de Regulação e Técnico do Pró-Sinos, Tiago Gomes e Demétrius Gonzalez, respectivamente, Prefeitura de Campo Bom e representantes da Corsan.

Com uma agenda quinzenal de reuniões, o grupo irá organizar as alternativas para a implantação e o cronograma de implantação de cada alternativa. “O Consórcio entende ser necessário um diagnóstico do sistema para apresentar uma alternativa ambientalmente viável”, enfatiza Tiago Gomes.

Além disso, foi ressaltada a necessidade de revisar o Código de Obras municipal para a ligação das edificações à rede pública e a necessidade de reservatórios de água privados em cada domicílio de forma a minimizar as faltas de abastecimento de água, conforme apontado por Demétrius Gonzalez.