Pró-Sinos reconhece 24 anos de coleta seletiva em Dois Irmãos

O Consórcio Pró-Sinos realizou nesta terça-feira (30.10), na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, o evento “Coleta Seletiva: Dois Irmãos há 24 anos reciclando hábitos, mudando vidas”. Na oportunidade, o presidente do Consórcio e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, entregou um troféu à prefeita Tânia Terezinha da Silva e destacou o trabalho realizado pelo município. “Esse trabalho é referência para a coleta seletiva na região, tendo inspirado outras administrações a trilhar o mesmo caminho”, lembrou Pascoal. No evento, também ocorreu palestra sobre os Resíduos nos Planos de Saneamento do Consórcio Pró-Sinos e sobre a Coleta Seletiva e Educação Ambiental da Prefeitura de Porto Alegre.

Tânia ressaltou o trabalho conjunto em defesa da preservação do meio ambiente. “Chegamos ao marco dos 24 anos, com muito esforço feito pela Administração Municipal, em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores e Catadores de Dois Irmãos e da comunidade. Apesar dos bons índices de separação do lixo, o trabalho de educação ambiental é contínuo para as pessoas não esquecerem da importância dessa pequena ação de cada um para o planeta”, disse a prefeita.

INVESTIMENTOS
Após a abertura oficial do evento, a bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Dois Irmãos, Ivana Soligo Collet, e a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Renata Padilha, falaram sobre os investimentos na área. “A grande adesão da população na separação dos resíduos deve-se, principalmente, aos trabalhos de educação ambiental desenvolvidos ao longo destes 24 anos”, acredita Ivana. Em 2017, os custos com o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos foram de aproximadamente 3,5 milhões, lembrou Renata.