Pró-Sinos suspende atividades do programa Saneamento na Escola

As atividades previstas no Programa “Saneamento na Escola”, do Consórcio Pró-Sinos, estão temporariamente suspensas até que haja o retorno das atividades escolares. A medida atende às recomendações sanitárias de prevenção e precaução adotadas em razão da pandemia da Covid-19.

O Pró-Sinos recebeu inscrições de 143 escolas da rede municipal de 13 cidades para participarem da iniciativa. A fase de implantação do programa (2ª fase), dividida em cinco passos metodológicos, está suspensa a partir do Plano de Ação (passo 3).

A metodologia de trabalho terá vigência por um período indeterminado, até que haja modificação nos decretos nacional e estadual. As atividades serão organizadas da seguinte forma:

1- As escolas devem preencher os formulários referentes aos passos 1 e 2 do programa: “Formação da Equipe de Agentes Ambientais”, disponível no link https://forms.gle/M1RymFGM1FR4a5WP6, e do 1. ‘Diagnóstico’, disponível em https://forms.gle/jp9pxczHgwnDZ7D59 . É fundamental que  tenham uma cópia das respostas de ambos os formulários para registro e acompanhamento das etapas, o que servirá de referência para a realização dos demais passos e fases de implantação.

Mais informações sobre os passos 1 e 2 estão disponíveis no documento completo do programa Saneamento na Escola, páginas 7 e 8 e nos anexos 1 e 2, que podem ser acessadas em:

2- Com o diagnóstico preenchido, as escolas poderão realizar o planejamento do plano de ação (passo 3) a partir das informações levantadas e com base na descrição da página 9 e do anexo 3 do programa. A execução desse passo não será obrigatória, tendo em vista as atuais limitações de trabalho e demanda dos docentes.

3- A formação da equipe de agentes ambientais, oferecida pelo Consórcio Pró-Sinos, descrita na página 11 do programa, também está temporariamente suspensa até que haja alteração no atual Decreto Estadual (nº 55.240/ 2020) e sejam permitidas atividades dessa natureza na modalidade presencial.

4- Durante o período de suspensão da execução do plano de ação nas escolas, o Consórcio disponibilizará às participantes, por intermédio da Secretaria de Educação, materiais informativos sobre a temática do saneamento básico, como vídeos, cards educativos, histórias, jogos e desafios. Essa prática será adotada para que os alunos possam ir se familiarizando com os conceitos e sejam estimulados a adotar atitudes sustentáveis em casa.

5- A coordenação do programa está à disposição das escolas para a realização de videoconferências e contato via e-mail ou telefone (51 99846-3227), a fim de esclarecer dúvidas sobre o programa e as medidas adotadas em razão da pandemia, ou fornecer informações e enviar materiais sobre temas relacionados ao saneamento básico.