Começam as atividades da 1ª Gincana Ambiental – Juventude em Ação: Salvando o Arroio Voluntária

Atividade virtual envolvendo 13 equipes de estudantes do 6º ao 9º ano conta com recursos do Edital de Mobilização Socioambiental 2019, do Consórcio Pró-Sinos

Os integrantes das 13 equipes inscritas na 1ª Gincana Ambiental – Juventude em Ação: Salvando o Arroio Voluntária receberam sua primeira tarefa nesta sexta-feira (24). Partindo do princípio dos 3 R’s da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), os participantes terão de  preparar doces ou salgados com partes de vegetais que usualmente são descartadas (cascas, sementes, folhas e caule). Promovida pelo Grupo Escoteiro Igrejinha (GEI), a gincana vai envolver uma série de ações de educação ambiental com jovens e com a comunidade que vive próxima ao Arroio Voluntária, onde fica a sede do grupo. Por conta do isolamento social, as tarefas serão virtuais.
  De acordo com Eduardo Manique, diretor-presidente do GEI, os participantes – integrantes do Grupo Escoteiro, estudantes do 6º ao 9º ano de Igrejinha e jovens de Igrejinha dessas séries que estudam em outras cidades – vão receber cinco desafios ao longo da gincana, que terá duração de cinco semanas. As três primeiras colocadas receberão premiação e todos os participantes receberão certificado.
  A gincana conta com recursos do Pró-Sinos, por meio do Edital de Mobilização Socioambiental de 2019, que disponibilizou R$ 20 mil para a Prefeitura de Igrejinha, um dos quatro municípios contemplados.

Edital de Mobilização Socioambiental

Para viabilizar o desenvolvimento de ações de mobilização socioambiental nos municípios consorciados, foi lançado edital de fomento a projetos voltados à prevenção e ao combate a danos ambientais na Bacia do Rio dos Sinos. Os recursos do edital são provenientes do Programa de Prevenção e Monitoramento a Danos Ambientais da Bacia dos Sinos, por meio da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), totalizando R$ 100 mil. Em 2019, oito municípios participaram do edital, com envio de 14 projetos de mobilização socioambiental. Desses 14 projetos, 11 foram classificados pela Comissão de Avaliação – seis deles foram contemplados, beneficiando quatro municípios.