Santo Antônio da Patrulha implanta sistema de coleta seletiva

Resíduos serão recolhidos uma vez por semana e encaminhados à Central de Triagem

Santo Antônio da Patrulha é mais um município consorciado ao Pró-Sinos que conta com o serviço de coleta seletiva. O prefeito Daiçon Maciel da Silva avalia que esse é um passo fundamental para a sustentabilidade. “É um grande desejo, algo novo em nossa cidade, que finalmente estamos realizando. Agora, cumprimos o Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma Daiçon.

A implantação da coleta seletiva evita a contaminação do solo e da água, o desperdício dos recursos naturais não-renováveis, além de melhorar a economia. Há, também, a qualificação do trabalho de quem atua na Central de Triagem. “Imagine o trabalhador tendo de separar o resíduo que pode ser reciclado no meio de restos de comida e outros detritos. Sem falar naquele material que perdeu valor porque foi contaminado por outros resíduos”, observa o prefeito.

A cidade conta com programas de Educação Ambiental há bastante tempo, com atuação importante nas escolas. O prefeito reforça a importância do engajamento da população. “Todos ganham com a coleta seletiva. Por isso, é tão importante que a população colabore e separe seu lixo”, destaca.

O caminhão da coleta seletiva passará uma vez por semana nas ruas da cidade para recolher exclusivamente resíduos recicláveis: papel, plástico, metal e vidro, em dias alternativos. O recolhimento do resíduo comum continua normalmente, duas vezes por semana. O roteiro completo está em www.pmsap.com.br e nas redes sociais da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.

O projeto será executado pela Cooperativa Nosso Lar. Após a coleta, os resíduos vão para a Central de Triagem, onde trabalhadores fazem a separação do material reciclado daquele que deve ser descartado. O Pró-Sinos é parceiro da prefeitura na área da educação ambiental prevista dentro do projeto, aplicando formação de professores sobre o tema da coleta seletiva.