Rolante promove conscientização ambiental com entrega de mudas de árvores em escolas

Alto consumo de papel, ocasionado pela nova forma de ensino à distância, motivou a atividade realizada no mês da árvore

Município consorciado ao Pró-Sinos, Rolante vem trabalhando pela preservação e conscientização ambiental a partir de uma parceria com escolas da cidade, no Mês da Árvore. O Departamento do Meio Ambiente destinou 170 mudas de Araçá, Pitanga, Jabuticaba, Cerejeira, Pata-de-Vaca, Cocão e Chal-Chal para serem entregues na próxima semana aos pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oldenburgo. As mudas foram cultivadas no Viveiro Municipal.

Para Aline Paez, coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental do Pró-Sinos, a atividade promovida na cidade de Rolante é um ótimo exemplo para ser replicado em outros municípios, pois incentiva o plantio de árvores e a importância da preservação de nossos ecossistemas. “As árvores e a mata ciliar têm um papel fundamental na proteção e qualidade da água dos mananciais, auxiliando a infiltração da água no solo e contribuindo para o regime de chuvas”, destaca a coordenadora.

De acordo com a Prefeitura de Rolante, a preocupação com o alto consumo de papel, ocasionado pela nova forma de ensino à distância, com entregas de atividades remotas impressas deu origem à atividade. Na EMEF Santo Antônio, por exemplo, o plantio das mudas fará parte do projeto “O lugar onde eu moro”, que será trabalhado de forma interdisciplinar pelos alunos do 4º e 5º anos. A tarefa será concluída com a gravação de um vídeo feito pelos alunos, falando sobre os cuidados com a planta e o que ela precisa para viver.

A entrega das mudas foi realizada pelo Diretor do Departamento, Diego Gossler, pela bióloga Diouneia Berlitz, pela Coordenadora Técnico-Pedagógica da SMEE, Núbia Schenkel, em parceria com a Secretaria da Saúde, no transporte das plantas. Além de 120 mudas entregues na EMEF Santo Antônio, outras 50 foram levadas até a EMEF Oldenburgo, no bairro Grassmann.