Pró-Sinos participa da programação da 27ª Semana Interamericana da Água e 20ª Semana Estadual da Água.

O Consórcio Pró-Sinos é um dos apoiadores da 27ª Semana Interamericana da Água e 20ª Semana Estadual da Água do RS. Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a programação envolve atividades em diversas regiões do Estado, conectadas ao tema “Cuide da água. Compartilhe saúde”. A partir desta sexta-feira (25), até o dia 3 de outubro, secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Emater, empresas de saneamento, indústrias, comitês de bacia, associações comunitárias, entre outras entidades, vão oferecer atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais. O objetivo é a conscientização para preservação da água.

Em razão da pandemia, as principais atividades serão virtuais. O Pró-Sinos faz parte da programação oficial do evento, com a realização de duas lives técnicas. No dia 1º de outubro, às 9h30, será realizada a palestra Monitoramento de Vírus no Ambiente e Doenças de Veiculação Hídrica, apresentada por Caroline Rigotto, docente do Mestrado Acadêmico em Virologia da Universidade Feevale. Ela é uma das coordenadoras do Projeto de Monitoramento Ambiental de SARS-COV-2 na regiões Metropolitana de Porto Alegre do Vale dos Sinos. A live será realizada pelo Google Meet (https://meet.google.com/yuk-nhna-wpk).

No dia 2 de outubro, às 9h30, o Pró-Sinos promove a live Programa de Monitoramento da Qualidades das Águas: critérios, indicadores e perspectivas de sensibilização socioambiental a partir de resultados. Os palestrantes são o Biólogo e Mestre em Geografia Urbana, William da Silva Papi, e a professora-adjunta dos cursos de Engenharia, Biomedicina e Pós-Graduação em Gerenciamento Ambiental na Ulbra, Renata Farias Oliveira. A palestra online tratará sobre a importância do monitoramento de corpos d’água, metodologias para a escolha dos pontos de captação e análises de água, uso de indicadores e interpretação dos resultados para utilização em ações de educação ambiental. A live será realizada pelo Google Meet (https://meet.google.com/yuk-nhna-wpk).

De acordo com a coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Aline Paez, uma série de conteúdos relacionados com o tema da Semana da Água será compartilhada nas redes sociais do consórcio. Importância da vegetação para o regime de chuvas e da mata ciliar para proteção dos mananciais, água virtual (utilizada na produção de alimentos e na fabricação de produtos), economia e uso consciente da água no dia a dia, são alguns dos temas que serão abordados durante a semana. “Os Escoteiros do Brasil – Região do Rio Grande do Sul serão nossos parceiros na produção dos conteúdos audiovisuais e na mobilização da sociedade para os cuidados e a importância da preservação desse recurso fundamental”, destaca Aline. Os materiais e vídeos informativos estarão disponíveis no Facebook e no Instagram do Pró-Sinos.

A programação completa está disponível em www.abes-rs.org.br