Pró-Sinos propõe desafio em suas redes sociais em comemoração ao Dia Mundial da Água

Participantes que demonstrarem como fazem uso racional da água e contribuem na preservação vão concorrer a dez temporizadores de banho.

Como você preserva a água, esse recurso fundamental para a vida? No dia a dia, como faz uso consciente dela? No Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira (22), o Pró-Sinos convida a população a demonstrar como contribui para preservá-la. Nas redes sociais, o consórcio compartilha uma série de dicas e faz um desafio aos seguidores, com o mote: Toda água importa.

“Nossa ideia é engajar as comunidades para que constantemente estejam atentas ao consumo de água e realmente cuidem desse recurso tão importante. Essa é uma pauta permanente na Educação Ambiental”, destaca Daniela Tomaz, coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos.

Para participar do desafio, até o dia 27 de março, os seguidores poderão postar fotos mostrando como preservam e fazem uso consciente da água, marcando o Consórcio Pró-Sinos e mais dois amigos no Instagram ou no Facebook. Quem participar, estará concorrendo ao sorteio de dez temporizadores de banho. O sorteio será realizado no dia 29 de março.

Para ajudar os participantes no desafio e disseminar a cultura da preservação, o Pró-Sinos preparou uma série de dicas. Confira:

EM CASA

Diminua o tempo no chuveiro.

Conserte vazamentos.

Escove os dentes com a torneira fechada.

Armazene a água da chuva e utilize para regar plantas e lavar calçadas.

Use balde para lavar o carro.

Lave sua roupa de forma consciente, reutilizando a água da máquina de lavar.

Não descarte medicamentos no vaso sanitário.

Não despeje óleo de cozinha no ralo da pia.

NA ESCOLA

Instale uma cisterna para captação da água da chuva.

Proponha campanhas para cuidados com a água no ambiente escolar.

Use redutores de vazão nas torneiras.

Utilize a água da chuva para irrigar plantas e horta escolar.

Oriente os alunos para que utilizem garrafinhas nos bebedouros.

Coloque garrafas de 2l nas caixas de descarga para a redução do volume de água utilizada nos sanitários.

Promova mutirões de plantio de mata ciliar com as turmas.

NO TRABALHO

Motive os colaboradores a praticar a racionalização do uso da água.

Use fontes alternativas de água, como a captação da chuva ou com uma central de tratamento.

Ao identificar vazamentos no banheiro, ar condicionado, copa ou cozinha do trabalho, informe o quanto antes o setor de manutenção.

Instale temporizadores nas torneiras, com ativação por sensores.