Pró-Sinos realiza curso online gratuito para técnicos ambientais dos municípios consorciados

Formação abordou toxicidade e conhecimentos básicos sobre licenciamento e controle de atividades potencialmente causadoras de danos ambientais produzidos por efluentes.

Técnicos de Meio Ambiente dos municípios da Bacia do Rio dos Sinos participaram nesta semana do curso online “Monitoramento da Toxicidade de Efluentes do Rio Grande do Sul”. Promovida pelo Programa de Apoio Técnico do Consórcio Pró-Sinos, a formação teve como objetivo apresentar conceitos básicos envolvendo a toxicidade e fez uma introdução aos conhecimentos necessários para agir no licenciamento, bem como no controle de atividades potencialmente causadoras de danos ambientais produzidos por seus efluentes. O curso foi ministrado pelo biólogo, mestre e doutor em Ecologia e sócio-diretor da Ecotox Análise e Consultoria Ambiental, Alexandre Arenzon.

De acordo com o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior, esse conhecimento costuma ser utilizado de maneira mais visível em casos de desastres, quando se evidenciam contaminações e intoxicações de pessoas ou animais. “Mas a ação dos gestores ambientais deve ser preventiva, especialmente ao examinar atentamente os processos industriais durante a fase do licenciamento e, após, monitorando os efluentes durante a operação”, esclarece.

Hener reforça que não apenas a atividade industrial é objeto dos estudos toxicológicos. Também a atividade agrícola, com seus defensivos e fertilizantes, e os efluentes urbanos, recolhidos pelos esgotos, deve ser estudada e monitorada sob a perspectiva da toxicidade. “Os danos causados aos seres vivos e ao ambiente nem sempre se manifestam de maneira aguda. Muitas vezes, os efeitos surgem ao longo do tempo, com redução ou deterioração das funções vitais, diminuição da fertilidade ou redução do período de vida de algumas populações, inclusive humanas”, destaca o diretor-técnico.

Da bacia do Sinos, participaram técnicos dos municípios de Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Esteio, Igrejinha, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Rolante, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul, além de Porto Alegre e Triunfo.