Pró-Sinos retoma reunião presencial com interlocutores ambientais

O 8º encontro de 2021 foi realizado na cidade Rolante e contou com visitas orientadas à Estação de Tratamento de Esgoto e espaço junto à Ponte Jairo Reichert

A reunião periódica dos interlocutores ambientais do Consórcio Pró-Sinos foi diferente neste mês: depois de mais de um ano e meio em formato remoto, o grupo se reuniu presencialmente em um dos municípios que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. O encontro foi na Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária da cidade de Rolante. “Foi uma oportunidade muito rica de retomarmos o contato presencial e também para realização de visitas orientadas, que nos permitem o compartilhamento de experiências e boas práticas”, destacou a coordenadora da área de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Daniela Tomaz.

Na pauta, foram apresentadas as ações da Semana da Água realizadas pelo Pró-Sinos e pelos municípios. Também foi lembrado o crime ambiental que causou a mortandade de peixes no Rio dos Sinos, tragédia que completou 15 anos em 2021. O diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior, apresentou os dados da Plataforma de Monitoramento Espacial que, recentemente, foi ampliada ganhando camadas de informações sobre Educação Ambiental e Logística Reversa nos municípios. Um vídeo institucional complementou a explicação.

O diretor de Meio Ambiente de Rolante, Diego Gossler apresentou os avanços no esgotamento sanitário do município de 22 mil habitantes que fica no Vale do Paranhana. A primeira fase da obra, que envolve a execução de redes coletoras, da elevatória e da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) deve ser concluída em 2022. Também foram destacadas outras atividades desenvolvidas como a revitalização do Viveiro Municipal e projeto para doação de mudas, recuperação de áreas degradadas e nascentes, desassoreamento do rio, revitalização de espaços públicos, coleta seletiva e ações de educação ambiental.

O encontro proporcionou ainda uma saída de campo em área revitalizada com plantio de mata ciliar e desassoreamento para uso da população, junto à Ponte Jairo Reichert, no Bairro Grassmann e à Estação de Tratamento de Esgoto de Rolante, que está em construção na Avenida Anexação. A próxima reunião será realizada no mês de novembro e será no município de Canoas.