Pró-Sinos é parceiro na entrega de mais uma composteira em Esteio

Ao todo, três secretarias já contam com o equipamento. A ação faz parte do Plano de Gestão de Resíduos na Administração Municipal

O município de Esteio conta com mais uma composteira instalada em prédio público da cidade. O Pró-Sinos é parceiro na instalação do equipamento, ação que faz parte do Plano de Gestão de Resíduos na Administração Municipal. Com a entrega do dispositivo na Secretaria da Saúde, são três composteiras em uso atualmente – as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente já fazem a destinação adequada de resíduos gerados nas atividades laborais.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Daniela Tomaz, além do ganho ambiental, a composteira reduz o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário de São Leopoldo, o que representa redução de despesas. “Desenvolver a consciência ambiental e promover a sustentabilidade são benefícios da gestão de resíduos sólidos, um dos quatro eixos do saneamento básico”, destaca Daniela, que orientou os servidores sobre a importância da ação e o uso do sistema.

Como funciona a composteira

O equipamento entregue é composto por quatro caixas. Três são destinadas para armazenar o resíduo orgânico e as minhocas. A última guarda o líquido que resulta do processo de vermicompostagem. Este biofertilizante é concentrado e pode ser utilizado em hortas e jardins. Já o composto sólido, após um período de 45 a 60 dias pode ser utilizado diretamente como adubo.

Na composteira podem ser depositados resíduos como sachês de chá, cascas de ovos, restos de frutas e legumes. Moderadamente, podem ser descartados guardanapos, papel toalha, frutas cítricas e alimentos cozidos. Não é indicado depositar alimentos como carnes, alimentos gordurosos ou temperados.