Pró-Sinos realiza programação especial no Dia Mundial da Água

Exposição na Rua Coberta, em Esteio, é resultado de parceria do consórcio com as secretarias de Educação, da Saúde e Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Esteio e Corsan

Há 30 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água para promover a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e a necessidade de sua preservação. Neste ano, o dia 22 de março será lembrado com diversas ações de conscientização. O Consórcio Pró-Sinos, em parceria com as secretarias de Educação, da Saúde e Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Esteio e Corsan, realizará uma exposição na Rua Coberta, em Esteio.

De acordo com a coordenadora da Educação Ambiental de Esteio, Deise Poeta dos Santos, das 10h às 16h, toda comunidade escolar é esperada para acompanhar a exposição sobre a temática da água. A Corsan apresentará um equipamento que simula a purificação da água, enquanto a Secretaria Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente tratará sobre o monitoramento das águas do Rio dos Sinos, e a Secretaria da Saúde falará sobre vetores referentes à água. Já a Secretaria de Educação falará sobre a importância da hidratação nos esportes e meios de evitar o desperdício de água nas escolas. E o Pró-Sinos trará conteúdos sobre poluentes e consumo de água.

“Queremos compartilhar informações relevantes sobre a preservação da água e mobilizar toda a comunidade para que pense nesse recurso essencial para vida”, destaca a coordenadora de Educação Ambiental. Neste ano, o tema do Dia Mundial da Água é “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”. Confira a programação dos municípios consorciados:

Programação

• Parobé – Dia 22, realização da live Saneamento: Básico ou Essencial? No dia 25, live Parobé contra Dengue. E no dia 28, será realizada a exposição Águas de Parobé. No dia 4 de abril, Dia do Rio Paranhana, apresentação do vídeo Nosso Rio. Toda a programação será realizada nas escolas municipais.
  • Sapucaia do Sul – No dia 23, às 14h, será realizada palestra Lixo x Resíduos, no Auditório da SEMAS (Av. Castro Alves, 246, Bairro Santa Catarina).
  • Campo Bom – No dia 22, pela manhã, percursos no encontro entre os arroios Schmidt e Weidler – um fragmento da Bacia do Rio dos Sinos, para Ensino fundamental anos iniciais e trilha pelo Arroio Schmidt até seu encontro com o Rio dos Sinos, com observação da dinâmica do sistema arroio/rio e seus impactos, para alunos do Ensino Fundamental anos Iniciais e finais. À tarde, trilhas afetivas às margens do Arroio Schmidt para Educação Infantil e a atividades práticas lúdicas sobre a água, com experiências, dinâmicas e músicas sobre o tema, para Educação Infantil e Ensino Fundamental anos Iniciais, no Dourado Eco-Web, e navegação de inspeção e fiscalização das atividades no Rio dos Sinos, no trecho de Campo Bom, com a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No dia 23, à tarde, o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, com saída de campo nos Arroios Weidler e Schmidt, com monitores do Cemea e do Dourado/Eco-web. No dia 24, pela manhã, trilha pela mata ciliar do Rio dos Sinos para observação da fauna e flora. Coleta de vestígios da natureza  e dinâmicas no local, para alunos do Ensino Fundamental anos Iniciais e finais.
  • Cachoeirinha – A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Estação Experimental do Arroz EEA/IRGA, realizam, no dia 22, às 9h, o seminário presencial: Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível. Será no Auditório da Estação Experimental do Arroz (Av. Bonifácio de Carvalho Bernardes, 1494, Cachoeirinha). Link para inscrição: https://bit.ly/3KUtzOj.
  • Canoas – No dia 22, das 9h às 15h30, será realizado o evento de conscientização ambiental no calçadão de Canoas, em parceria com a Corsan. Haverá distribuição de material educativo, mudas e sementes. Às 9h, inicia a caminhada “Água pela Vida” – Grupo “Flores do Capão”, com saída do Parque Getúlio Vargas. No dia 25, às 8h30, a Trilha das Águas Fazenda Guajuviras, no centro de educação ambiental da Fazenda Guajuviras, além de palestra sobre Educação Ambiental com a temática hídrica.