Dia Mundial da Água é celebrado com ação na Rua Coberta, em Esteio

Parceria do Consórcio Pró-Sinos com secretarias municipais de Educação, da Saúde, de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Corsan proporcionou atividade de conscientização

Quem passou pela Rua Coberta, em Esteio, nesta terça-feira (22), foi sensibilizado sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, tirou dúvidas relacionadas à saúde, e pôde ver de perto o processo de filtragem da água. Também foi possível entender como é feito o monitoramento do Rio dos Sinos e como engajar-se na luta contra a poluição. A ação alusiva ao Dia Mundial da Água foi realizada a partir da parceria entre o Consórcio Pró-Sinos e as secretarias de Educação, da Saúde, de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Corsan. O evento também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras.

Na avaliação da coordenadora da Educação Ambiental do Consórcio Pró-Sinos, Deise Poeta dos Santos, o evento proporcionou ao público uma visão ampla sobre a água e o impacto desse recurso na vida da população. “Tivemos apresentações sobre vetores e os cuidados com a água parada, ouvimos sobre a importância da hidratação para manutenção da saúde, além da divulgação de dados importantes sobre as condições do Rio dos Sinos, na Plataforma de Monitoramento Espacial”, destacou Deise.

O público pode beber água disponível em um bebedouro, distribuída em copos sustentáveis e receber material informativo e jogos infantis. Também viu de perto um equipamento da Corsan, que mostrou como ocorre a filtragem da água.

Há 30 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água para promover a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e a necessidade de sua preservação. Diversos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos realizaram atividades alusivas à data.