Pró-Sinos viabiliza solução para atualização dos planos municipais de saneamento

Além do credenciamento de empresas que podem ser contratadas pelos gestores dos municípios, consórcio oferece apoio técnico na formação de grupos de trabalho

O Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que pretende universalizar e qualificar a prestação desse serviço, prevê a atualização dos Planos Municipais de Saneamento. Em busca de uma solução para o grupo de cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, o Consórcio Pró-Sinos está viabilizando a contratação de empresas qualificadas para a adequação dos planos.

As empresas foram credenciadas e estão habilitadas para atender a demanda de cada um dos 28 municípios consorciados poderá contratar para a prestação do serviço. O prazo previsto para entrega dos planos municipais de saneamento é 31 de dezembro de 2022.

De acordo com o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior, os planos de saneamento formalizam as políticas públicas de saneamento de cada município. “Ele deve ser instituído por lei ou decreto e deve ser aplicado, monitorando-se os resultados dessa aplicação, e aperfeiçoado, conforme estabelecido pela Lei 11.445/2007, atualizada a partir do Novo Marco Legal do Saneamento”, esclarece.

Além do credenciamento das empresas, o Pró-Sinos, por meio da sua área técnica, oferece apoio aos municípios na formação de grupos de trabalho para a realização da atualização dos planos. “Essa ferramenta permite aos municípios traçar metas e melhorar os serviços, com ganho em qualidade de vida para a população e ganho significativo para o meio ambiente”, finaliza Hener. Para mais informações, os consorciados devem contatar o Pró-Sinos pelo telefone (51) 3592-8007 ou (51) 99870-5071, com Roberta Patuzzi, responsável pelo credenciamento dos prestadores de serviço e acessar o link.