Pró-Sinos divulga os três vencedores do Concurso Encantos do Rio dos Sinos

Os dez textos finalistas foram submetidos a votação popular na página do consórcio no Facebook

Parte da programação dos 15 anos do Consórcio Pró-Sinos, o Concurso Literário Encantos do Rio dos Sinos teve a votação popular encerrada nesta segunda-feira (11). Dez finalistas tiveram seus textos publicados no site do consórcio e o público pode votar no perfil do Facebook do Pró-Sinos. Os  três textos que receberam mais curtidas são de moradores das cidades de Canoas e Sapucaia do Sul. Durante a Assembleia Geral do Pró-Sinos, no dia 16 de agosto, eles vão receber medalha e troféu. Além disso, terão o texto publicado em jornal.

O terceiro lugar foi conquistado por Adriana Silva da Costa Vidaletti, de Canoas. O texto Rio de Vida, Rio dos Sinos recebeu 130 curtidas. Em segundo lugar, ficou o texto Encantos do Rio dos Sinos, com 237 curtidas. A autoria é da estudante Paola Rafaela dos Santos e da turma 5º ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otaviano Silveira, de Sapucaia do Sul. A autora do texto que alcançou o 1º lugar é Elisângela da Rosa Soares Barreto, moradora de Canoas, que atua como professora da rede municipal de Esteio. A poesia Rio dos Sinos obteve 354 curtidas.

“Os textos demonstram que temos autores interessados na temática ambiental e que se preocupam com a preservação do rio, tão importante para as comunidades banhadas pelo Sinos. O objetivo do concurso era fomentar a produção cultural, resgatando a importância do rio para a região”, destacou a coordenadora da Educação Ambiental do Pró-Sinos, Deise Poeta.

Os textos foram avaliados por uma comissão formada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Esteio, Felipe Costella, a Educadora Ambiental CORSAN, Angélica Fochesatto, o assessor de Metodologia Científica e Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Esteio, Guilherme Garcia Sumariva, assessora de Educação Ambiental Pró-Sinos, Érica Campos, e Bruna Santa Maria, da Emater.

Além da premiação, o primeiro lugar será convidado a participar do passeio de barco alusivo aos 15 anos do Consórcio Pró-Sinos, que será realizado nesta quinta-feira (14). Todos os finalistas receberão a premiação em cerimônia no dia 20 de julho, às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio.

1º Lugar – Rio dos Sinos – Elisangela da Rosa Soares Barreto.

2º Lugar – Encantos do Rio dos Sinos – Turma 5º ano B (EMEF OTAVIANO SILVEIRA) representada por Paola Rafaela dos Santos.

3º Lugar – Rio de vida, Rio dos Sinos –  Adriana Silva da Costa Vidaltti.