Carta de Canela

Um compromisso pelo avanço do saneamento básico na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos nos próximos 10 anos

Há 15 anos, o Consórcio Pró-Sinos foi criado a partir da coragem e da mobilização de prefeitos que acreditavam na soma de esforços para evitar que uma nova tragédia como a de 2006 voltasse a ocorrer na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

Em 2022, na cidade de Canela, o Pró-Sinos reúne profissionais da área ambiental dos municípios consorciados, pesquisadores e interessados no tema, para fomentar o debate a respeito dos desafios ligados aos quatro eixos do saneamento e destacar iniciativas bem-sucedidas, que podem servir de inspiração para a criação de políticas públicas que resultem na melhoria da qualidade das águas do nosso rio.

A revitalização do rio Emscher, na Alemanha, a evolução de Maringá (PR), que colocou a cidade entre os melhores índices de saneamento do Brasil, além de Jundiaí (SP), que é exemplo na área de gestão de resíduos de construção e demolição, são a prova de que com trabalho, planejamento, inovação e investimento é possível alcançar resultados satisfatórios e melhorar a vida das pessoas.

Para os próximos 10 anos, o Consórcio Pró-Sinos reitera a importância do trabalho regionalizado e projeta um novo cenário para a área do saneamento na região que abrange os 30 municípios banhados pelo Sinos. Em 2032, estaremos próximos do fim do prazo para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento e um grande esforço será empreendido pelas administrações municipais.

Na próxima década, o Pró-Sinos se compromete a cumprir o seu papel de interlocutor dos municípios e facilitador de ações que qualifiquem a prestação de serviços de saneamento. Por meio de sua Área Técnica e de Educação Ambiental, o consórcio assume o compromisso de trabalhar para que todas as cidades consorciadas tenham condições de alcançar o acesso à água potável a 99% da população e 90% ao tratamento e coleta de esgoto.

O caminho que vislumbramos a partir do encontro de Canela, é o das ações regionalizadas, que partem de um contexto comum e buscam a sustentabilidade das operações dos municípios, integrando parceiros e com a participação e fiscalização da comunidade. O Pró-Sinos tem papel fundamental como elo entre esses atores e, mais uma vez, sua vocação agregadora buscará modificar a realidade do saneamento básico da região pelos próximos 10 anos.

Leonardo Pascoal, presidente do Consórcio Pró-Sinos e prefeito de Esteio

Canela, 9 de setembro de 2022.