Vencedor do prêmio Pró-Sinos vai participar de evento na Suíça

Avaliar o potencial do efeito de extratos do agrião no combate à levedura responsável por mais de 90% dos casos de dermatites e otites em cães e gatos foi o objetivo do projeto vencedor do Prêmio Pró-Sinos na Mostratec 2022. O prêmio ao estudante Dexter Pires Seider, aluno da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, na categoria “Biologia Celular e Molecular e Microbiologia”, foi entregue pelo presidente do Consórcio, prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Morador de Esteio, mas estudante em Novo Hamburgo, Dexter é aluno do quarto ano do ensino técnico da Liberato. O estudante contou que a ideia de trabalhar no projeto “Avaliação do potencial antifúngico do agrião como alternativa de combate ao fungo Malassezia pachydermatis” surgiu da paixão pela microbiologia e do desejo de aperfeiçoar suas habilidades nesse ramo. “O gênero Malassezia é responsável por uma boa parte das infecções de pele, tanto em animais quanto em humanos, e há uma crença popular de que o agrião pode ser usado para combatê-lo, então eu quis testar para ver se há fundamento”, contou.

As experiências realizadas por ele, por meio do projeto, conforme os resultados, comprovaram que alguns extratos do vegetal demonstraram grande variedade de compostos fitoquímicos, promissores antifúngicos da levedura Malassezia Pachydermatis, causadora das dermatites e otites que provocam dores, inflamações, pruridos e desconfortos nos animais e estão entre os principais motivos de procura dos donos de pets por consultas veterinárias. A próxima etapa da pesquisa, segundo Dexter, é “isolar os compostos e testá-los individualmente para ver quais possuem potencial bioativo, além de trabalhar para poder incorporar esses remédios em fármacos e testá-los in vivo”.

A premiação garantiu ao jovem a participação no 12º Fórum Internacional de Talentos 2023, na Suiça, evento que tem como foco conectar jovens talentos para estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do futuro, e que acontece de 7 a 11 de fevereiro. “A premiação me mostrou que com determinação e foco, o nosso trabalho pode ser reconhecido”, acrescentou.

Dexter disse que está muito animado para participar de um evento que reúne jovens de várias partes do mundo para discutir sobre os problemas do planeta e levantar formas de resolvê-lo em escala global. “É uma oportunidade de ouro. Uma chance de expandir horizontes”, celebrou o jovem que pretende seguir carreira na área da química medicinal. “Nesse campo terei a chance de estudar a primeira área que me apaixonou com uma inclinação para a farmacologia e a microbiologia”.

O presidente do Pró-Sinos, prefeito Leonardo Pascoal, destacou que estimular novos projetos e ideias inovadoras é uma das missões do Consórcio e que participar da Mostratec, especialmente para estreitar relações com a juventude, é uma forma de cumprir com o papel social da entidade. ““Ficamos honrados em compartilhar a expertise do Pró-Sinos em um evento dessa grandeza e ser parceiro em ações que impulsionem iniciativas como a do Dexter”, disse o presidente.