Pró-Sinos apresenta aos consorciados projeto da sua nova sede e programação dos 15 anos

A primeira Assembleia Geral Ordinária de 2022 foi realizada em Esteio e contou com representantes de 13 municípios

O Pró-Sinos completa 15 anos em 2022 e, na primeira Assembleia Geral Ordinária do ano, apresentou aos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos o projeto da nova sede e a proposta de ações que marcam o aniversário do consórcio. O encontro foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio nesta quinta-feira (7) e foi conduzido pelo presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Criado em agosto de 2007, o consórcio é resultado da mobilização dos municípios banhados pelo Rio dos Sinos, após um dos mais graves desastres ambientais da história do Rio Grande do Sul, ocorrida em 2006, que ocasionou a mortandade de mais de um milhão de peixes. Desde então, há 15 anos, o Pró-Sinos trabalha pela recuperação do rio e como interlocutor dos municípios para o avanço na área do saneamento básico.

“Queremos marcar esses 15 anos do consórcio com algumas atividades, que serão desenvolvidas durante todo o ano, culminando em agosto, na data de fundação”, destacou o presidente Leonardo Pascoal. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, um dos fundadores do consórcio e primeiro presidente, elogiou a iniciativa. “Sou um entusiasta, um apaixonado por essa ferramenta que a região tem”, observou Vanazzi, que hoje compõe a diretoria do consórcio.

Além da criação de um selo comemorativo, foi proposta uma programação em parceria com os municípios e ligada à Educação Ambiental, um concurso cultural envolvendo o público escolar, a produção de um mini documentário resgatando o histórico do Pró-Sinos, e uma visita técnica por toda a extensão do rio. “É uma oportunidade de valorizar o trabalho realizado até aqui e planejar o futuro”, completou Pascoal.

No encontro, os participantes puderam conhecer o projeto da nova sede do Pró-Sinos. Atualmente, a equipe atua em uma sala cedida pela Prefeitura de Esteio. “Recebemos da Ambiental Metrosul, a parceira da Corsan na implantação da PPP do Saneamento na Região Metropolitana, a cedência de uma área, que era uma Estação de Tratamento de Esgoto desativada. Além disso, a empresa se colocou à disposição para fazer a parte externa”, explicou Pascoal.

O projeto contempla prédios contêiner, uma proposta que prevê otimização de custo, agilidade na execução e alia a questão sustentável. Ao todo, são 18 estações de trabalho. “Teremos uma sede adequada, moderna, com conceito muito alinhado aos valores do consórcio”, afirmou Pascoal. A pauta da reunião ainda incluiu a aprovação das contas de 2021, a disponibilidade da contratação de serviços técnicos, a atualização dos planos de saneamento, entre outros temas.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Glorinha, Novo Hamburgo, Esteio, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Três Coroas, Portão, Araricá, São Francisco de Paula, Sapiranga, Canoas, Nova Santa Rita, Cachoeirinha e Capela de Santana.