Pró-Sinos abre inscrições para o Programa Saneamento na Escola – Edição 2022

Voltada a instituições de ensino da rede municipal das cidades consorciadas, iniciativa pretende incentivar práticas sustentáveis no ambiente escolar.

Incentivar e reconhecer a adoção de práticas sustentáveis no espaço escolar. Esse é o objetivo do Programa Saneamento na Escola, que abre inscrições nesta quarta-feira (16) para sua edição de 2022. Inspirado no “Programa Eco-Escolas”, implantado em Portugal pela Associação Brasileira Azul da Europa (ABAE), a iniciativa do Pró-Sinos é voltada para escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil de cidades consorciadas.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Deise Poeta dos Santos, o programa é direcionado à temática do saneamento básico, com o incentivo à promoção de ações relacionadas aos quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. “A ideia é que a comunidade escolar se torne multiplicadora e a escola um espaço de sensibilização ambiental e de mobilização da sociedade”, destaca a coordenadora.

As escolas interessadas deverão acessar o Facebook do Consórcio para a inscrição da equipe de agentes ambientais. O grupo poderá ter até 14 participantes, entre representantes da escola, das secretarias (Educação e Meio Ambiente), da comunidade escolar, professores, alunos e funcionários. O programa contará com outras quatro fases, que envolvem a realização de diagnóstico, elaboração e execução de plano de ação, monitoramento e avaliação e, por fim, comunicação dos resultados.

Deise explica que os coordenadores de equipes vão receber formação para poder apoiar no desenvolvimento de atividades que sensibilizem a comunidade sobre a conservação e a manutenção da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, incentivem a gestão correta de resíduos sólidos domésticos e a coleta seletiva, com triagem e reciclagem pela comunidade escolar, além do cultivo de composteiras nas escolas, cultivo de hortas e estímulo à redução de consumo de água.

As ações serão realizadas durante o ano e passarão pela avaliação de um grupo de jurados composto pela equipe do Pró-Sinos e profissionais ligados à área ambiental. Em novembro, haverá premiação para os participantes. As escolas receberão selos ambientais – Árvore (1º lugar), Broto (2º lugar) e Semente (3º lugar), além de troféus e medalhas para as equipes vencedoras.

O formulário de inscrições estará disponível até o dia 18 de abril. O edital completo pode ser acessado neste link.