Pró Sinos alerta sobre a importância da drenagem urbana para as cidades

Trabalho preventivo pode evitar grandes alagamentos

As chuvas concentradas e de intensidade excepcional, como as que atingiram a Região Metropolitana nos últimos dias, acenderam o alerta em relação a um dos quatro eixos do saneamento básico das cidades: a drenagem urbana. Na avaliação do diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior, longos períodos de estiagem proporcionam maior acúmulo de resíduos no interior das tubulações pluviais e do sistema de macro drenagem formado por córregos e arroios.

“A obstrução do sistema de drenagem dificulta o escoamento das águas, retendo-as nas cidades e causando alagamentos. Chuvas concentradas e de grande intensidade têm sido frequentes. E não há como prever onde vão ocorrer as precipitações dessa natureza, com grande volume de água em curto período”, destaca o diretor.

Segundo Hener, a drenagem urbana requer planejamento e manutenção. “Os planos de drenagem devem fazer parte dos recursos que norteiam as ações dos gestores municipais. As medidas preventivas incluem a reposição da cobertura vegetal ao longo dos cursos de água, a verificação do adequado dimensionamento da rede de drenagem e a frequente limpeza dessa rede, feita por hidrojateamento de tubulações e dragagem de cursos d”água assoreados”, observa o técnico.

Outro alerta é sobre a impermeabilização do solo que ocorre à medida que as cidades evoluem. A chuva não absorvida escorre pelas superfícies aumentando o volume que chega ao sistema de drenagem. “A administração municipal deve adotar normas de edificações que levem à retenção das águas pluviais e favoreçam a infiltração no solo. Os investimentos devem estar direcionados à antecipação dos problemas e devem ser feitos de forma planejada”, esclarece Hener.

Saneamento e saúde

O diretor-técnico ressalta que a água acumulada nos alagamentos é altamente contaminada com esgoto sanitário. Junto com os prejuízos materiais relacionados aos bens perdidos e aos outros riscos à vida (afogamentos, eletrochoques, desabamentos, etc.), espalha-se um imenso prejuízo à saúde da população. E isso se refere a outro eixo do saneamento: o tratamento de esgotos sanitários. “São pautas prioritárias para o Consórcio Pró-Sinos. Concentrar esforços e investimentos em saneamento deve ser a mais alta prioridade para a administração pública dos municípios”, conclui.

Créditos da imagem: William Papi