NOTA DE ESCLARECIMENTO – Abastecimento de água em Novo Hamburgo

O Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, quanto ente regulador dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no âmbito do município do Novo Hamburgo, vem a público informar que tão logo teve ciência da interrupção no abastecimento de água, registrado na manhã do dia 19/02/2019, com base em seus instrumentos normativos, vem acompanhando a ocorrência por meio de fiscalização indireta,principalmente nos bairros Canudos, Boa Saúde Primavera e Petrópolis.

Conforme manifestação do Diretor Técnico da COMUSA, Ari Borges dos Santos, na manhã do dia 22/02/2019, os problemas que ocasionaram o desabastecimento de água no município estão solucionados. O reestabelecimento da distribuição de água se dará de forma gradual em todo o sistema.

Ainda de acordo com o Diretor Técnico, uma vez retomado na íntegra o volume de água bruta disponível para tratamento na ETA, à medida que a vazão de tratamento é retomada os níveis dos reservatórios são reestabelecidos. A partir de então, a demanda do consumo sazonal é atendida e o sistema volta a atuar em sua normalidade.

Devido à interrupção do abastecimento dia 19/02/2019 em função da queima de um transformador na captação de água bruta, quando da retomada do abastecimento a válvula localizada na saída do reservatório apresentou defeito, não atuando conforme esperado.Assim que a equipe técnica identificou o problema, foram tomadas ações para solucioná-lo. Enquanto a equipe trabalhava na identificação e solução do problema foi necessário à retomada do sistema de rodízio para manter os níveis técnicos operacionais dos demais reservatórios da cidade, causando assim desabastecimento pontual nos bairros Canudos, Boa Saúde, Primavera e Petrópolis.

O Pró-Sinos informa que continuará acompanhando as condições dos serviços, via ouvidoria e fiscalização direta e indireta, até que todos os bairros de Novo Hamburgo estejam abastecidos.