Pró-Sinos propõe ao Estado convênio para monitoramento do Rio dos Sinos

Em reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o presidente do Consórcio Pró-Sinos, o prefeito de Esteio Leonardo Pascoal, propôs a realização de um convênio com o Estado para monitoramento do Rio dos Sinos. O objetivo é uniformizar as informações da Bacia em um único ente para compartilhar dados existentes e que vierem a ser produzidos, explicou.

No encontro com a secretária Ana Pellini, Pascoal ressaltou a importância desta ação conjunta. “Iremos otimizar os recursos investidos e ampliar o rol de informações disponibilizadas”, sublinhou. Pelo convênio, a Fundação de Proteção Ambiental (FEPAM) repassaria seus dados ao consórcio, que também dividiria informações com o Estado. “Teremos a possibilidade de compartilhar dados municipais e estaduais de monitoramento da qualidade das águas na Bacia do Rio dos Sinos, com ganhos para todos”, lembrou o presidente.

PRÓXIMOS PASSOS

Nos próximos dias, uma reunião entre o diretor Técnico do Consórcio Pró-Sinos, Demétrius Jung Gonzalez, e técnicos da Secretaria irá detalhar os termos do acordo.