Comusa detalha projetos ao Pró-Sinos

Em seminário realizado na tarde desta quinta-feira na sede do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, a Comusa apresentou um raio x do trabalho desenvolvido em Novo Hamburgo para a direção e equipe técnica do Pró-Sinos. “Desde abril, o consórcio passou a regular a companhia, fazendo-se necessária essa proximidade e o conhecimento dos projetos e da gestão”, explicou o diretor Geral do Pró-Sinos, Oscar Escher.

No encontro, o diretor de Relacionamento da Comusa, Sílvio Klein, detalhou os projetos que estão sendo desenvolvidos a partir do Plano Municipal de Saneamento. “Novo Hamburgo conta com 870 quilômetros de rede de abastecimento, o que nos permite oferecer água para 96,3% da população”, explicou. Klein disse que a empresa trabalha na substituição da tubulação, que é antiga e está com a vida útil comprometida. “Já substituímos mais de 350 quilômetros de rede. Esse trabalho continua e é prioridade para a administração”.

O diretor da Comusa reconheceu as dificuldades de ampliação da rede de saneamento, atualmente em cerca de 5% do esgoto tratado. “Temos como objetivo ampliar de maneira significativa esse serviço, apliando o tratamento para aproximadamente 50% ainda na atual gestão”.

PRÓ-SINOS
Com a regulação, o Pró-Sinos passa a cobrar o estabelecimento de normas e padrões para a prestação dos serviços e a satisfação dos usuários. Além disso, fiscalizará as ações da autarquia e definirá reajustes tarifários que garantam a prestação dos serviços e o cumprimento das metas previstas no Plano Municipal de Saneamento. Um dos canais do Consórcio para receber as demandas da comunidade é a Ouvidoria, que está disponível pelo telefone 3592 8007 ou pelo e-mail gestao.ouvidoria@prosinos.rs.gov.br