Bacia do Rio dos Sinos precisa investimentos de R$ 6 bi para deixar de ser a quarta mais poluída do Brasil

A Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos precisará de R$ 6 bilhões em investimentos nos próximos 20 anos para deixar de ser a quarta mais poluída do Brasil. O dado foi apresentado nesta quinta-feira durante Assembleia Geral Ordinária do Pró-Sinos, em São Leopoldo.

“Queremos fazer um convite à indignação para que juntos, municípios e sociedade, possamos reverter esse quadro que nos fará ser, em duas décadas, a bacia mais poluída do País se não houver mobilização de todos para execução dos planos de saneamento de cada cidade”, disse o diretor geral do Pró-Sinos, Oscar Gilberto Escher.

Com foco em quatro áreas (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e resíduos sólidos), o Plano Regional de Saneamento Básico tem o objetivo de uniformizar as ações e estratégias do saneamento na Bacia.

Através da análise dos Planos de Saneamento Municipais e da integração deles será possível a implantação da estratégia regional na área de Saneamento e, também, sua integração com o Plano de Bacia.

PAUTA

Na Assembleia do Pró-Sinos, o presidente do consórcio, o prefeito de Rolante, Ademir Gomes Gonçalves (Dirão), realizou a prestação de contas de 2017 e as apresentações do parecer do Conselho Fiscal e do Calendário de Atividades, além do Programa Permanente de Educação Ambiental. “Queremos o máximo de transparência para que os municípios possam ver e receber em ações o retorno ao investimento realizado”, definiu.

PRÓ-SINOS

Criado em outubro de 2006 após um dos mais graves desastres ambientais da história – a mortandade de mais de 1 milhão de peixes no Rio dos Sinos, o Pró-Sinos tem sua atuação voltada à recuperação ambiental da Bacia do Rio dos Sinos. É formado por 26 dos 32 municípios banhados pelo Sinos.