Rede de água do DMAE é modelo para empresa pública do Paraná

Nesta terça-feira, 26, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) recebeu os gerentes das regiões Norte e Noroeste da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para conhecer a experiência do DMAE com o polietileno de alta densidade (pead) nas redes de distribuição de água. Os representantes da Sanepar foram recebidos na Gerência Distrital Norte, onde assistiram à apresentação com o histórico de implementação e os relatórios de eficiência do material em relação aos tradicionais tubos de PVC (policloreto de vinila), ferro fundido dúctil e os antigos tubos de fibrocimento. O benchmarking encerrou-se após a visita ao depósito da Gerência Norte, onde as dúvidas sobre dimensões de tubulação e características de conexões e peças para manutenção foram sanadas.

Um dos dados destacados na apresentação pela gerente da Distrital, Sandra Darui, foi a significativa redução de perdas de água com o uso do material. “O pead reduz em três vezes o percentual de fuga nas redes em que é implantado.” Já o assistente técnico da Diretoria de Operações do DMAE, Alessandro Sippel, enfatizou a versatilidade do material. “Como o pead é um material elasticoplástico, maleável, e possui maior variedade de classes de pressão, é possível realizar projetos sem troca de dimensões a cada alteração de terreno. A execução de obras fica mais rápida e eficiente.” Entre as características do pead ainda estão a resistência a impactos, à abrasão, um baixo efeito de incrustação, baixa rugosidade, alta resistência química e não-corrosão. O material começou a ser utilizado no DMAE há 20 anos e atualmente está em 55% dos mais de 4 mil quilômetros de rede de distribuição de água em Porto Alegre.

Realizaram a visita técnica pela Sanepar os gerentes Sergio Ricardo Veroneze e Sergio Bahls, e o coordenador do Grupo de Perdas de Longrina, Rômulo Gasparini. Pelo DMAE, além de Darui e Sippel, participou da condução o coordenador de Água Norte, Romualdo Gomes.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre