O futuro se faz agora

Arquivo/Jornal Panorama

Desde suas primeiras postulações, nos anos 80, o conceito de responsabilidade socioambiental tem progredido e tomado múltiplas dimensões. A pressão social sobre empresários tornou-se um novo fator de mercado, levando a uma revisão tecnológica, aprimoramentos na gestão dos negócios e a valores adaptados à realidade de um mundo globalizado e sob forte pressão antrópica. A rápida transformação do meio natural gerada pela ação do homem não pode ser ignorada.

Infelizmente, a implementação real de práticas sustentáveis nem sempre acompanha a consciência da sua necessidade. Maior tragédia ambiental da história do país, em pleno século 21, o mar de lama que varreu Mariana e avança paulatinamente sobre os ecossistemas locais é um exemplo dramático dos perigos gerados pela omissão de grandes empresas. O Rio Doce nunca mais será o mesmo e o estado de Minas Gerais viverá por muitos anos sob o medo de novos eventos cítricos em barragens.

Mais de 120 nascentes foram soterradas e um turbilhão de cerca de 60 milhões de metros cúbicos de resíduos devasta comunidades ribeirinhas, a fauna e a flora às margens dos mais de 80 km de extensão do Rio Doce. Dado como morto por parte dos pesquisadores, o curso d’água é, tomadas as devidas proporções, quase seis vezes mais extenso do que o nosso Rios dos Sinos. Apesar da ausência de barragens extrativistas, o que torna impensável evento semelhante na região, o comparativo reforça a necessidade de adaptar as práticas comerciais locais aos preceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Temos a oportunidade de dar o exemplo contrário, conjugando o potencial das instituições acadêmicas locais, o envolvimento dos municípios que margeiam o Sinos e os interesses privados dos empreendedores, discutindo e implementando de forma integrada novas dinâmicas de minimização de riscos e recuperação da qualidade dos nossos recursos hídricos. O futuro que legaremos às comunidades do Sinos se faz agora.

Ademir Gomes Gonçalves

Prefeito de Rolante e presidente do Consórcio Pró-Sinos