Furacão Matthew deixa primeiras vítimas e avança entre Haiti e Jamaica

O furacão Matthew, que se dirige nesta segunda-feira (3) para a Jamaica e o Haiti, deixou as primeiras vítimas: um homem morreu quando sua embarcação naufragou e outro permanece desaparecido, de acordo com a AFP.

O barco transportava três pescadores no Haiti. Dois deles conseguiram chegar à praia, mas o corpo sem vida do terceiro foi achado posteriormente. Outra embarcação precária sofreu danos em outra região. Três ocupantes sobreviveram, mas o quarto está desaparecido.

Frente à ameaça de Matthew, furação de categoria quatro com ventos de 220 km/h e fortes chuvas, as autoridades haitianas proibiram qualquer atividade marítima desde a tarde de sábado.

Na tarde desta segunda, a Estação Espacial Internacional da Nasa (International Space Station, em inglês) flagrou a formação do furacão de uma câmera externa e chamou a situação de “dramática visão”. O furacão é o mais poderoso a passar pelo Caribe em quase uma década, sendo comparado ao Félix, de 2007.

No domingo (2), ele avançava para o norte, em direção ao Haiti, Jamaica e Cuba, em uma trajetória que os meteorologistas consideram que poderia levá-lo também à costa leste dos Estados Unidos.

[Galeria:426]