Prefeita de Paris substitui Paes como presidente do grupo de cidades C40

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, sucedeu nesta segunda-feira o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na presidência do Grupo de Cidades C40 (C40), um fórum que agrupa 85 cidades dos cinco continentes comprometidas com o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas.

Hidalgo foi anunciada na segunda-feira como nova presidente do C40 em um ato no Museu do Amanhã do Rio de Janeiro que também contou com a participação dos prefeitos de Los Angeles, Eric Garcetti, e Copenhague, Frank Jensen.

Paes exercia como presidente da rede de cidades desde dezembro de 2013, quando sucedeu o então prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

As 85 cidades que integram o C40, um fórum cujo comitê diretivo é integrado por prefeitos de cidades como Berlim, Buenos Aires, Hong Kong, Johanesburgo, Tóquio e Nova York, contam com uma população de 650 milhões de pessoas e suas economias respondem por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo.

O grupo funciona como um fórum em que as cidades trocam as experiências que usam para diminuir os efeitos das mudanças climáticas e promover um desenvolvimento com baixa emissão de gases poluentes.

Após sua designação como novo presidente do grupo, Hidalgo destacou que o potencial do C40 para promover o desenvolvimento sustentável é inclusive maior que o de alguns governos nacionais.

“O potencial do C40 é enorme. Tratando-se de assuntos como mudanças climáticas, inclusão social e amparada de refugiados, nossas cidades estão na vanguarda de muitos desafios, e necessitamos, mais que nunca, trabalhar juntos”, afirmou a prefeita.

Hidalgo destacou as medidas que Paris adotou para reduzir o consumo de energias fósseis e destacou a importância da participação da população em todas as iniciativas destinadas a combater à mudança climática.

“Nosso plano passa por investimentos em transporte público coletivo e limpo. Também investimos 150 milhões de euros em projetos para elevar em 20% as viagens em bicicleta em Paris”, salientou.

Na cerimônia, Paes enumerou as iniciativas que implantou na hoje Cidade Olímpica para reduzir as emissões de gases poluentes, como a construção de 400 quilômetros de ciclovias e de quatro corredores exclusivos para ônibus.

O prefeito do Rio de Janeiro disse que a meta da cidade é reduzir em 20% suas emissões de gases poluentes até 2020 e neutralizá-las totalmente nos próximos 50 anos.

No ato também foi apresentado o salão do Museu do Amanhã que servirá como escritório regional do C40 na América Latina.

O museu, aliás, conta com as máximas certificações em sustentabilidade uma vez que o projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava dá prioridade à iluminação com luz natural.

A edificação também conta com 5.492 painéis para gerar energia solar, o que proporciona uma economia de energia equivalente ao necessário para abastecer 600 residências, assim como com sistemas de aproveitamento de água de chuva.

Fonte: Terra

[Galeria:370]