Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, cidade de Nova Hartz/RS

Nova Hartz é um município banhado pelas águas do rio dos Sinos. Seu relevo é acidentado no extremo norte, com a divisa municipal estabelecida pelos contrafortes da Serra Geral, a mais de 700 m de altitude.

Quando a segunda leva de imigrantes alemães desembarcou no Rio Grande do Sul, adentrou nas matas a procura de terra fértil para ser cultivada. Os caminhos abertos nas matas eram chamados de “picadas”. Alguns dos imigrantes que iniciaram a ocupação da região do atual município eram membros da família Hartz, dando nome a uma picada e posteriormente à cidade.

Com o crescimento da população o desejo de emancipar-se começou a ganhar força, especialmente após reunião realizada no dia 11 de julho de 1985. Nova Hartz teve sua emancipação consolidada em 15 de novembro de 1988.

Pertence à Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à Microrregião Porto Alegre.

É um município banhado pelas águas do rio dos Sinos. Seu relevo é acidentado no extremo norte, com a divisa municipal estabelecida pelos contrafortes da Serra Geral, a mais de 700 m de altitude. Esta área possui resquícios de mata Atlântica, e ali se localiza uma das maiores cataratas gaúchas, a Cascata do Arroio da Bica. A maior área do município porém fica em terras baixas do sistema de planícies do Rio dos Sinos, com pequenas coxilhas.

Fotos: Kaco Hübner

[Galeria:566]