Lançamento do Programa “Saneamento na Escola”

O Consórcio Pró-Sinos realizou na data de hoje o lançamento do Programa “Saneamento na Escola”, que busca incentivar e reconhecer a adoção de práticas sustentáveis no espaço escolar, com foco na implantação de ações sobre os serviços de saneamento básico. 

A cerimônia ocorreu em Portão na Escola Municipal Ensino Fundamental Visconde de Maua e contou com a presença do prefeito de Esteio e Presidente do Consórcio Pró-Sinos, Leonardo Pascoal, do prefeito anfitrião, José Renato das Chagas, da diretora geral do Consórcio Jéssica Madril, de representantes e secretários dos municípios consorciados e da comunidade escolar.

Na oportunidade, foi chamado a frente à interlocutora ambiental do município de Portão, Marisa Braga, que encerra neste ano uma importante etapa de sua vida profissional, para recebimento de um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados à Bacia do Rio dos Sinos.  

A metodologia do programa está baseada em quatro fases e cinco passos de implantação: Formação da Equipe de Agentes Ambientais, Realização do Diagnóstico, Elaboração do Plano de Ação, Monitoramento, avaliação e Comunicação. 

Para prestigiar e reconhecer o trabalho desenvolvido, será realizado ao final do ano a entrega de Selos Ambientais às escolas participantes. Os selos estão divididos em três categorias:  1ª categoria corresponde ao ‘Selo Semente’, a 2ª categoria corresponde ao ‘Selo Broto e a 3ª categoria ao ‘Selo Árvore’, de acordo com as ações que forem implantadas. 

O Consórcio disponibilizará o valor de R$ 40 mil em premiações para as escolas que se destacarem no Programa em relação à qualidade das ações implantadas, abrangência social, criatividade, inovação, e as que demonstrarem boas estratégias de monitoramento, avaliação e comunicação das ações, de acordo com sua categoria e modalidade de ensino. 

O programa é direcionado às Escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil dos Municípios da Bacia do Rio dos Sinos, para realizar a inscrição de sua escola ou obter maiores informações acesse o link: Programa “”Saneamento na Escola”

 

 

(Fotos: Eduardo Barato)

(Texto: Critério)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima