Pró-Sinos propõe desafio em suas redes sociais em comemoração ao Dia Mundial da Água

Participantes que demonstrarem como fazem uso racional da água e contribuem na preservação vão concorrer a dez temporizadores de banho.

Como você preserva a água, esse recurso fundamental para a vida? No dia a dia, como faz uso consciente dela? No Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira (22), o Pró-Sinos convida a população a demonstrar como contribui para preservá-la. Nas redes sociais, o consórcio compartilha uma série de dicas e faz um desafio aos seguidores, com o mote: Toda água importa.

“Nossa ideia é engajar as comunidades para que constantemente estejam atentas ao consumo de água e realmente cuidem desse recurso tão importante. Essa é uma pauta permanente na Educação Ambiental”, destaca Daniela Tomaz, coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos.

Para participar do desafio, até o dia 27 de março, os seguidores poderão postar fotos mostrando como preservam e fazem uso consciente da água, marcando o Consórcio Pró-Sinos e mais dois amigos no Instagram ou no Facebook. Quem participar, estará concorrendo ao sorteio de dez temporizadores de banho. O sorteio será realizado no dia 29 de março.

Para ajudar os participantes no desafio e disseminar a cultura da preservação, o Pró-Sinos preparou uma série de dicas. Confira:

EM CASA

-          Diminua o tempo no chuveiro.

-          Conserte vazamentos.

-          Escove os dentes com a torneira fechada.

-          Armazene a água da chuva e utilize para regar plantas e lavar calçadas.

-          Use balde para lavar o carro.

-          Lave sua roupa de forma consciente, reutilizando a água da máquina de lavar.

-          Não descarte medicamentos no vaso sanitário.

-          Não despeje óleo de cozinha no ralo da pia.

NA ESCOLA

-          Instale uma cisterna para captação da água da chuva.

-          Proponha campanhas para cuidados com a água no ambiente escolar.

-          Use redutores de vazão nas torneiras.

-          Utilize a água da chuva para irrigar plantas e horta escolar.

-          Oriente os alunos para que utilizem garrafinhas nos bebedouros.

-          Coloque garrafas de 2l nas caixas de descarga para a redução do volume de água utilizada nos sanitários.

-          Promova mutirões de plantio de mata ciliar com as turmas.

NO TRABALHO

-          Motive os colaboradores a praticar a racionalização do uso da água.

-          Use fontes alternativas de água, como a captação da chuva ou com uma central de tratamento.

-          Ao identificar vazamentos no banheiro, ar condicionado, copa ou cozinha do trabalho, informe o quanto antes o setor de manutenção.

-          Instale temporizadores nas torneiras, com ativação por sensores.