Patrocínio de Projetos de Mobilização Socioambiental

Para viabilizar o desenvolvimento de ações de mobilização socioambiental nos municípios consorciados, é publicado um edital de fomento a projetos voltados à prevenção e ao combate a danos ambientais na Bacia. Os recursos do edital são provenientes do Programa de Prevenção e Monitoramento a Danos Ambientais da Bacia dos Sinos, através da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA, totalizando o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Em 2019, 8 municípios participaram do edital, com o envio de 14 Projetos de Mobilização Socioambiental. Destes 14 projetos, 11 foram classificados pela Comissão de Avaliação e 6 foram contemplados, beneficiando 4 municípios. Os projetos contemplados serão executados até o final do mês de agosto.

Projetos contemplados em 2019: (Fotos)

1) Programa de Monitoramento da Qualidade da Água de Campo Bom - Município de Campo Bom (Convênio)

2) Projeto de Educação Ambiental em Saneamento - Município de Campo Bom (Convênio)

3) Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas de Esteio- Município de Esteio (Convênio)

4) Ações de Mobilização Social para a recuperação e manutenção do Arroio Voluntário - Município de Igrejinha (Convênio)

5) Da foz a nascente: conhecendo a importância da qualidade da água para a BHRS- Município de Portão (Convênio)

6) Ambiente Virtual de Educação Ambiental - Município de Esteio (Convênio)

Esse ano será publicado um novo edital de patrocínio, com foco na gestão de resíduos sólidos urbanos. Os recursos financeiros também serão provenientes da TCFA, com o valor de de R$ 100.000,00 (cem mil reais), sendo disponibilizado até R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por projeto. A avaliação dos projetos será realizada por uma Comissão composta por representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental e por membros da equipe do Consórcio. A execução e o acompanhamento dos projetos contemplados estão previstas para os meses de abril a dezembro de 2020.

- Mais informações em breve -