A Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, abriu nesta quarta-feira (1º) o vertedouro para escoar o excesso de água. A medida é tomada em épocas que o lago que abastece a usina está com excesso de água.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, abriu nesta quarta-feira (1º) o vertedouro para escoar o excesso de água. A medida é tomada em épocas que o lago que abastece a usina está com excesso de água. A última vez que foi necessário abrir o vertedouro foi entre os dias 22 de fevereiro e 30 de março.
Desta vez, a expectativa da administração da usina é manter o vertedouro aberto por pelo menos 10 dias. Já nesta quarta-feira, o volume de água que saia da barragem chegou a 1,4 milhão de litros por segundo. Esse número equivale à vazão normal das Cataratas do Iguaçu, também em Foz.
Segundo a administração da usina, nos próximos dias o volume de água que poderá passar pelo vertedouro poderá ser ainda maior, chegando ao pico de 3 a 4 milhões de litros por segundo. A expectativa é que isso aconteça entre sábado (4) e domingo (5).
A abertura do vertedouro da usina é uma das atrações turísticas de Foz. No entanto, apenas quem vai à cidade em épocas de excesso de chuvas pode ver o espetáculo.
A administração da usina ainda explica que a abertura do vertedouro não causa problemas à geração de energia. O excesso de água, na verdade, ajuda a garantir que a geração seja cada vez maior.
Entre janeiro e maio deste ano, Itaipu conseguiu a melhor produtividade energética desde a inauguração para o período. Foram 43 milhões de MWh nos primeiros cinco meses do ano. Esse montante seria suficiente para abastecer o Brasil todo por 30 dias ou uma cidade como São Paulo por um ano e meio.
Fonte: G1
[Galeria:329]