Eficiência no uso dos recursos naturais: esse foi o tema do 9º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) nesta quarta-feira (26/10), no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Eficiência no uso dos recursos naturais: esse foi o tema do 9º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) nesta quarta-feira (26/10), no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Três painéis sobre a temática foram apresentados durante o evento, com objetivo de levar conhecimento técnico às instituições participantes e parceiros do projeto.
Na abertura do fórum, o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic), Edson Duarte, destacou que o compromisso com o planeta e com o meio ambiente é inadiável. “Todos os indicativos que nós estamos vendo atualmente exigem uma tomada de posição. As instituições precisam dar o exemplo, especialmente as públicas”, disse. O secretário ressaltou que espera que a “experiência atual sirva de base para um trabalho constante de aprimoramento das nossas práticas, tanto coletivas quanto individuais”, afirmou.
De acordo com a diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do MMA, Raquel Breda, o Fórum ajuda a disseminar a A3P e fazer com que mais parceiros da administração pública façam a adesão ao programa. “O nosso objetivo é que o MMA, cada vez mais, faça uso mais eficiente dos recursos e, com isso, possa dar exemplo para os outros órgãos públicos”, explicou.
Proben – O painel “Eficiência no Uso de Energia”, destacou a importância do gerenciamento e redução do consumo de energia elétrica dentro das instituições. Em 2015, o MMA, Ministério do Planejamento e Universidade Federal de Pelotas firmaram um acordo de cooperação para implementação do Programa de Bom Uso Energético (Proben), que procura gerenciar e reduzir o consumo de energia elétrica dentro das instituições.
O programa foi apresentado na sétima edição do fórum e, em seguida, implementado nas instituições participantes do projeto Esplanada Sustentável, que incentiva órgãos e instituições públicas federais a adotarem ações voltadas ao uso racional de recursos naturais.
A3P – A A3P é um programa do MMA que incentiva órgãos públicos das três esferas (federal, estadual e municipal) a adotarem práticas de sustentabilidade. Por exemplo, o uso adequado dos recursos naturais; uma correta gestão dos resíduos gerados; compra de produtos e serviços que tenham o mínimo de impacto ambiental; qualidade de vida para o servidor; e instalações prediais planejadas para o uso eficiente das condições ambientais e estruturais. A A3P está presente atualmente em mais de 300 órgãos públicos.
Para a coordenadora do Programa de Responsabilidade Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ketlin Scartezini, desde sua concepção, a A3P vem trazendo uma mudança de paradigma no padrão de consumo e de compra na administração pública. “Os eixos temáticos da A3P são importantíssimos. Eu os considero fundamentais para o desenvolvimento de qualquer tipo de gestão com foco em sustentabilidade no âmbito de qualquer organização. Se você tem uma empresa privada e quer fazer a gestão ambiental, trabalhe com os eixos temáticos da A3P”, incentivou Scartezini.
Fonte: MMA
[Galeria:468]