Atividade virtual envolvendo 13 equipes de estudantes do 6º ao 9º ano contou com recursos do Edital de Mobilização Socioambiental 2019, do Consórcio Pró-Sinos
Depois de cinco semanas mobilizando mais de 50 estudantes de Igrejinha com idades entre dez e 15 anos em torno de importantes temas relacionados à preservação do meio ambiente, a 1ª Gincana Ambiental – Juventude em Ação: Salvando o Arroio Voluntária já tem os vencedores da competição. Em uma live transmitida pelo Youtube no último sábado (5), as três primeiras posições foram anunciadas por Eduardo Manique, diretor-presidente do Grupo Escoteiro Igrejinha (GEI), que coordenou a programação. Participaram 13 equipes de alunos do 6º ao 9º ano de Igrejinha e jovens do município que estudam em outras cidades.
Em terceiro lugar, houve um empate entre Vicki (da Escola Estadual Promorar) e Solitário (da Escola Municipal Machado de Assis e do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke). Em segundo, ficou a equipe Kampff (da Escola Municipal Machado de Assis). E os grandes vencedores foram os integrantes da Paranhana (da Escola Municipal Anita Garibaldi). A premiação será entregue no dia 21 de novembro, quando o GEI completará quatro anos de atividades. Os participantes também receberão certificado de fiscais ambientais.
Por conta do isolamento social, todas as tarefas foram virtuais. Nas três primeiras semanas, o impacto da produção de lixo, alternativas para sua redução, reflexões sobre desperdício e consumo exagerado pautaram as tarefas. Relacionadas ao princípio dos 3 R’s da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), as equipes prepararam pratos com partes dos vegetais que geralmente são desprezadas. E também produziram objetos úteis no dia a dia reciclando materiais. A quarta tarefa foi relacionada às mudanças climáticas, e a última buscou incentivar a recuperação da cobertura vegetal do planeta, com o plantio de mudas de árvores e plantas alimentícias na cidade.
“Foram cinco semanas bastante ativas de interação. A cada semana, teve um novo desafio ambiental. As tarefas envolveram diversão, informação, troca de ideias, criatividade e, acima de tudo, reflexão sobre o futuro do nosso planeta”, destacou Eduardo Manique. Para Nicole Rothmann, líder da equipe Paranhana, que alcançou a primeira colocação, foi um período rico. “Ganhar a gincana foi uma surpresa para todos nós, ficamos muito felizes. Vimos o quão importante é dar continuidade ao aprendizado e passar o conhecimento para mais pessoas, para assim podermos fazer um mundo melhor”, destacou a estudante que trabalhou ao lado dos colegas Marina, Raissa e Erick.
A gincana contou com recursos do Pró-Sinos, por meio do Edital de Mobilização Socioambiental de 2019, que disponibilizou R$ 20 mil para a Prefeitura de Igrejinha, um dos quatro municípios contemplados. A próxima atividade, que já está com inscrições abertas para escolas de Igrejinha, é o concurso literário Meio Ambiente: Fazendo a nossa parte, voltado à mesma faixa de público da gincana.
Edital de Mobilização Socioambiental
Para viabilizar o desenvolvimento de ações de mobilização socioambiental nos municípios consorciados, foi lançado um edital de fomento a projetos voltados à prevenção e ao combate a danos ambientais na Bacia do Rio dos Sinos. Os recursos do edital são provenientes do Programa de Prevenção e Monitoramento a Danos Ambientais da Bacia dos Sinos, por meio da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), totalizando R$ 100 mil. Em 2019, oito cidades participaram do edital, com envio de 14 projetos de mobilização socioambiental. Desses 14 projetos, 11 foram classificados pela Comissão de Avaliação – seis deles foram contemplados, beneficiando quatro municípios.