A vira-lata passou a morar na sede do órgão, em Esteio, depois de ser resgatada.
Uma cachorrinha de um ano é a nova “cãolaboradora” – com direito a crachá e tudo – do Consórcio Pró-Sinos, que abrange mais de 20 municípios e tem como foco a recuperação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Batizada de Saneca, a vira-lata passou a morar na sede do órgão, em Esteio, depois de ser resgatada de um atropelamento – a antiga dona não teve mais condições de ficar com ela.
Ela recebeu todos os cuidados após o acidente e foi castrada no projeto Cãolaborador, da Secretaria do Meio Ambiente do município.
O nome dado à nova “funcionária” de quatro patas teve inspiração no boneco Saneco, que é o mascote oficial do consórcio em atividades de educação ambiental junto a escolas e comunidades.
Ela ganhou uma casinha, convive com a equipe e é alimentada por nós. É muito mimada, dócil e brincalhona — conta Erica Campos, assessora do Programa Permanente de Educação Ambiental da entidade.
Projeto Cãolaborador
A iniciativa que permitiu a castração da Saneca foi implementada pela prefeitura de Esteio há cerca de dois anos com o objetivo de incentivar a adoção de animais e fazer com que eles participem do dia a dia de trabalho dos estabelecimentos, ajudando a deixar o ambiente mais leve e descontraído e a reduzir o número de bichinhos abandonados no município.