O Consórcio Pró-Sinos e a universidade Feevale deram continuidade nesta semana a mais uma etapa do projeto Educação Socioambiental na Bacia do Rio dos Sinos. A atividade, uma saída de campo dos professores e profissionais que estão participando, ocorreu na segunda-feira (15/5).
A atividade consistiu em uma ida até as dependências do Centro de Estudos Ambientais de Sapiranga (CEMEAM) e contou com a presença de 32 participantes do projeto. Na prática, foi coletada água em três pontos em um córrego para análise de bioindicadores, visando monitorar a qualidade da água e para a aplicação de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR). O objetivo foi avaliar aspectos biológicos do córrego, como preservação da mata ciliar, impactos ambientais, entre outros.
“A ideia, por meio desta iniciativa, foi instrumentalizar os professores para desenvolver atividades práticas com os estudantes nos recursos hídricos locais, trabalhando temáticas de qualidade ambiental, impactos ambientais, qualidade da água, entre outros aspectos”, explica a coordenadora de educação ambiental do Pró-Sinos, Deise Poeta dos Santos.
Para o dia 5 de junho está previsto um encontro de boas práticas, que deverá marcar a conclusão das atividades do projeto EducAÇÃO, durante a Semana do Meio Ambiente. Ao longo das aulas, que ocorrem desde abril, estão sendo abordados, entre outros temas, a geomorfologia, a biodiversidade e a caracterização biogeográfica da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, além de questões ligadas à limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, consumo sustentável, abastecimento de água, esgotamento sanitário e saúde pública. Após a conclusão, todos os participantes estarão aptos a serem multiplicadores de ações de educação ambiental aplicadas junto às comunidades dos respectivos municípios.