Parque Nacional da Serra do Itajaí

Esta unidade de conservação foi criada com os objetivos de preservar amostra representativa do bioma Floresta Atlântica, de preservar os ecossistemas ali existentes…

Esta unidade de conservação foi criada com os objetivos de preservar amostra representativa do bioma Floresta Atlântica, de preservar os ecossistemas ali existentes, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O parque proteger e abrigar centenas de espécies de animais e de plantas, algumas endêmicas e também ameaçadas de extinção, como a canela-preta, canela-sassafrás, xaxim, gavião-pombo, pichochó e papagaio-de-peito-roxo. Além disso, as matas garantem água para mais de 500 mil pessoas nas cidades em seu entorno. O Parna da Serra do Itajaí é o segundo parque nacional exclusivo de Santa Catarina, além do Parque Nacional de São Joaquim, criado em 1961.

O Parque Nacional da Serra do Itajaí tem grande potencial para atrair atividades como o turismo ecológico, gerando empregos e revelando novas vocações para a região. A faixa de entorno prevista é composta por áreas agrícolas e pastoris, onde predominam pequenas propriedades e áreas urbanas, que desenvolvem atividades conciliáveis com a existência do parque.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Região: Sul

Estado: Santa Catarina

Município: Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos

Bioma: Floresta Atlântica

Área: 57.374 ha

Criação: Decreto de 04 de junho de 2004

Unidade de Proteção Integral

[Galeria:119]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima