A oficina promovida em conjunto entre o Consórcio Pró-Sinos e a Universidade Feevale, realizada na noite desta terça-feira (09/05), com o objetivo de reforçar a capacitação de professores e demais profissionais da área de educação ambiental, contou com mais de 100 lideranças inscritas de pelo menos 12 municípios: Sapucaia do Sul, Canoas, São Leopoldo, Portão, Parobé, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Gravataí, Rolante, Esteio, Dois Irmãos e Taquara.
Foram duas horas e meia de oficina com a temática voltada especialmente à elaboração de projetos na educação básica, com foco em letramento científico, iniciação científica e etapas de projetos investigativos. Conforme ressalta a coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Deise Poeta dos Santos, essa foi a primeira edição do projeto para iniciação científica para auxiliar os professores na elaboração de projetos de educação ambiental escolares. Nova oficina deverá ser realizada na segunda quinzena de junho, com tema a ser definido.
Na avaliação do presidente do Pró-Sinos e prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, as oficinas representam mais uma oportunidade disponibilizada gratuitamente pelo Consórcio para capacitar as lideranças responsáveis por multiplicar os conteúdos de educação ambiental junto às comunidades. “A conscientização em relação às práticas corretas em todos os eixos do saneamento básico é um dos princípios do Consórcio Pró-Sinos e por isso temos buscado constantemente oferecer atividades de capacitação para que esse trabalho tenha cada vez mais alcance e impacto positivo”, avalia.
As oficinas são algumas das iniciativas que contribuem para a formação de professores e educadores ambientais que atuam junto às escolas e às comunidades levando os diversos programas desenvolvidos pelo Pró-Sinos. Em paralelo, até junho, está ocorrendo o curso de capacitação do projeto EducAÇÃO. Os projetos realizados a partir dessas formações procuram despertar nas crianças, desde cedo, a consciência para a importância dos cuidados relacionados à questões como a preservação da água, o cuidado com os rios, a separação correta dos resíduos, entre outros.