O Consórcio Pró-Sinos realizou na data de hoje o lançamento do Programa “Saneamento na Escola”, que busca incentivar e reconhecer a adoção de práticas sustentáveis no espaço escolar, com foco na implantação de ações sobre os serviços de saneamento básico.
A cerimônia ocorreu em Portão na Escola Municipal Ensino Fundamental Visconde de Maua e contou com a presença do prefeito de Esteio e Presidente do Consórcio Pró-Sinos, Leonardo Pascoal, do prefeito anfitrião, José Renato das Chagas, da diretora geral do Consórcio Jéssica Madril, de representantes e secretários dos municípios consorciados e da comunidade escolar.
Na oportunidade, foi chamado a frente à interlocutora ambiental do município de Portão, Marisa Braga, que encerra neste ano uma importante etapa de sua vida profissional, para recebimento de um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados à Bacia do Rio dos Sinos.
A metodologia do programa está baseada em quatro fases e cinco passos de implantação: Formação da Equipe de Agentes Ambientais, Realização do Diagnóstico, Elaboração do Plano de Ação, Monitoramento, avaliação e Comunicação.
Para prestigiar e reconhecer o trabalho desenvolvido, será realizado ao final do ano a entrega de Selos Ambientais às escolas participantes. Os selos estão divididos em três categorias: 1ª categoria corresponde ao ‘Selo Semente’, a 2ª categoria corresponde ao ‘Selo Broto e a 3ª categoria ao ‘Selo Árvore’, de acordo com as ações que forem implantadas.
O Consórcio disponibilizará o valor de R$ 40 mil em premiações para as escolas que se destacarem no Programa em relação à qualidade das ações implantadas, abrangência social, criatividade, inovação, e as que demonstrarem boas estratégias de monitoramento, avaliação e comunicação das ações, de acordo com sua categoria e modalidade de ensino.
O programa é direcionado às Escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil dos Municípios da Bacia do Rio dos Sinos, para realizar a inscrição de sua escola ou obter maiores informações acesse o link: Programa “”Saneamento na Escola”
(Fotos: Eduardo Barato)
(Texto: Critério)