O novo secretário-geral da ONU, António Guterres, identificou na segunda-feira (12) como as “três prioridades estratégicas” do seu mandato o trabalho pela paz, o apoio ao desenvolvimento sustentável e a gestão interna da organização.
O novo secretário-geral da ONU, António Guterres, identificou na segunda-feira (12) como as “três prioridades estratégicas” do seu mandato o trabalho pela paz, o apoio ao desenvolvimento sustentável e a gestão interna da organização. A declaração foi feita durante o primeiro discurso de Guterres como secretário-geral das organização, após ter prestado juramento sobre a Carta das Nações Unidas, perante a assembleia-geral da entidade, em Nova York. As informações são da Agência Lusa.
Para Guterres, “as mulheres e homens a trabalhar nas operações de paz das Nações Unidas dão uma contribuição heroica, arriscando as próprias vidas, mas são-lhes frequentemente atribuídas tarefas de manutenção de paz onde não há paz para manter”.
“Uma maior clareza conceitual e uma compreensão partilhada do objetivo da manutenção de paz devem apontar o caminho para reformas urgentes. Devemos criar um contínuo de paz, desde à prevenção e resolução de conflitos à manutenção de paz, construção de paz e desenvolvimento”, disse o novo responsável da ONU, que iniciará o seu mandato de cinco anos no dia 1o de janeiro.
Guterres prestou seu juramento como novo secretário-geral das Nações Unidas hoje pela manhã em Nova Iorque, na sala da Assembleia Geral da ONU,, perante representantes dos 193 estados-membro e a que compareceram o presidente da República e o primeiro-ministro portugueses.
A cerimónia foi antecedida por uma homenagem ao secretário-geral que deixa o posto, Ban Ki-moon, que fez hoje o seu último discurso como secretário-geral perante o plenário.
O novo secretário-geral da ONU, declarou-se “determinado em ser guiado pelos princípios” da Carta das Nações Unidas, após ter prestado juramento perante a assembleia-geral da organização. “Estou muito honrado pela confiança que os Estados-membros depositaram em mim “, declarou Guterres, no início do seu discurso, após ter sido empossado no cargo.
Fonte: Agência Brasil
[Galeria:494]